
O Grupo CMA CGM, um player global em transporte marítimo, terrestre, aéreo e logística, anunciou a aquisição de ativos da Air Belgium, após a aprovação do Tribunal Comercial de Brabant Wallon de sua oferta vinculativa para a aquisição das operações de carga da companhia aérea belga.
Este movimento preserva 124 empregos, incluindo 72 posições de pilotos, e garante a continuidade da marca Air Belgium, que manterá suas operações dentro da divisão de carga aérea especializada do Grupo CMA CGM.
Com essa aquisição, o CMA CGM expande sua capacidade de carga aérea. As aeronaves, operadas a partir da Bélgica, permitirão a criação de soluções personalizadas para despachantes, embarcadores e o ecossistema logístico mais amplo.
Damien Mazaudier, Vice-Presidente Executivo da Divisão Aérea do CMA CGM, destacou que a aquisição da Air Belgium representa um o importante na expansão das operações de carga aérea do grupo na Europa e no mundo, fortalecendo sua capacidade aérea e enfrentando os desafios logísticos atuais.
A aquisição também complementa as operações da CMA CGM AIR CARGO em Paris-Charles de Gaulle, onde atualmente opera serviços regulares com duas aeronaves Boeing 777F para Hong Kong e Xangai, e um Airbus A330F para Zhengzhou.
Essa movimentação segue a parceria estabelecida entre 2021 e 2023, quando a CMA CGM AIR CARGO confiou à Air Belgium a operação de quatro Airbus A330F a partir do hub de Liège, antes de obter seu próprio certificado de operador aéreo francês.
Além da expansão europeia, o Grupo CMA CGM estabeleceu um hub de carga aérea em Chicago, que atualmente abriga duas aeronaves Boeing 777F operadas pela Atlas Air sob a marca CMA CGM AIR CARGO, com três aeronaves adicionais a serem adicionadas em breve. Esses aviões fortalecerão a presença do grupo nas rotas transpacíficas e apoiarão a expansão de suas atividades de carga no mercado americano.
Lançada em março de 2021, a CMA CGM AIR CARGO é um o na implementação da estratégia do Grupo CMA CGM de oferecer soluções abrangentes de transporte marítimo, terrestre, aéreo e logísticas. Essa abordagem integrada permite ao grupo fornecer soluções multimodais personalizadas a seus clientes, incluindo entrega na última milha.
Atualmente, o Grupo CMA CGM opera uma frota de carga aérea composta por 9 aeronaves: quatro Boeing 777F, três Airbus A330F e duas Boeing 747F. A frota será reforçada em breve com a adição de um Boeing 777F e expandida a partir de 2027 com a chegada de oito Airbus A350F. Essas aeronaves operam a partir de hubs estratégicos na França, Estados Unidos e Bélgica, garantindo conectividade ideal nas principais rotas globais de carga aérea.