
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) realiza nesta época uma campanha, em parceria com a agência de publicidade Mene Portella, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos de acidentes no trânsito durante o período de Carnaval.
A iniciativa visa impactar motoristas e reforçar a importância de uma condução responsável, especialmente em relação ao consumo de álcool e compara, de forma duvidosa, os acidentes aéreos com acidentes de trânsito.
A campanha se baseia em uma constatação de que os acidentes aéreos geram um grande choque na sociedade e na mídia, enquanto que a realidade mostra que o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito é substancialmente maior.
Comparar acidentes aéreos com acidentes de trânsito em campanha publicitária pode até chocar, mas desvia o foco do real problema: a falta de educação e fiscalização no trânsito. Sensacionalismo não salva vidas, conscientização e políticas públicas, sim. Errou feio, Detran Goiás. pic.twitter.com/0Vt37VdXIM
— Portão 1 (@portaoum) February 27, 2025
Em 2024, Goiás registrou 1.021 mortes no trânsito, um número que supera em sete vezes o total de óbitos em acidentes aéreos no Brasil durante o mesmo período.
O filme publicitário da campanha adota uma abordagem dramática, apresentando uma cena em que um grupo de foliões está em um avião que enfrenta uma pane e começa a cair.
Durante essa descida, a narrativa traça um paralelo com os mesmos foliões dirigindo em alta velocidade nas ruas. O clímax da história reforça a mensagem central: “Não saia do bloco para entrar na estatística”.
Além do filme, a campanha inclui uma intervenção urbana, com destroços de aviões içados por guindastes e dispostos nas principais avenidas da capital e em cidades com grande movimentação de foliões. Cada instalação conta com um banner gigante destacando a mensagem da campanha.
O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, enfatizou a importância dessa iniciativa: “Precisamos adotar estratégias cada vez mais impactantes para sensibilizar a população sobre os riscos de misturar álcool e direção. Nosso objetivo é salvar vidas e garantir que todos aproveitem o Carnaval com segurança”.