
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) publicou, nesta quinta-feira (15), uma Nota de Repúdio à decisão da GOL Linhas Aéreas de suspender os voos em Uberaba, Minas Gerais. A previsão da empresa é interromper a ligação entre Uberaba e São Paulo, feita por meio do Aeroporto de Congonhas, a partir de 1º de junho.
A presidente da Aciu, Lídia Prata, destaca que a descontinuidade do serviço traz prejuízos à cidade, especialmente para o setor corporativo e o turismo, que dependem da agilidade no transporte aéreo. “Recebemos com indignação a justificativa de ajuste na malha aérea, já que os números comprovam a viabilidade dos voos em nossa cidade”, afirmou.
Na nota divulgada, a Aciu ressalta a quantidade de ageiros que utilizaram a companhia aérea no último ano, apontando um índice de 86,72% de ocupação. Ainda no documento, conclama as demais entidades representativas e a população em geral a se unirem em defesa da reconsideração dessa decisão.
Confira a Nota de Repúdio na íntegra:
“A ACIU – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba manifesta publicamente seu repúdio à decisão da GOL Linhas Aéreas de suspender os voos entre Uberaba e São Paulo/Congonhas, prevista para ocorrer em 1º de junho de 2025. Essa medida, justificada pela companhia como um “ajuste de malha aérea”, gera profunda preocupação e indignação, considerando o impacto negativo na conectividade e no desenvolvimento econômico de nossa cidade e região.
De acordo com dados da AENA Brasil, essa rota transportou 32.088 ageiros entre março de 2024 e março de 2025. Considerando seis voos semanais, divididos entre ida e volta, houve um total de 288 voos no período. Com base nos 32.088 ageiros transportados em uma das rotas, a média de ocupação foi de aproximadamente 111,4 ageiros por trecho, o que representa uma taxa de 86,72% de ocupação.
Esses números refutam a alegação de baixa demanda e, por outro lado, evidenciam o prejuízo que a descontinuidade do serviço trará, especialmente para o setor corporativo e o turismo, que dependem da eficiência e agilidade do transporte aéreo.
A suspensão dos voos diretos para um importante centro econômico como São Paulo/Congonhas representa um retrocesso na infraestrutura de transportes de Uberaba, comprometendo nossa competitividade e a atração de investimentos.
A ACIU reforça seu compromisso com o desenvolvimento econômico de Uberaba e reitera sua disposição de colaborar com o poder público para, juntos, construirmos alternativas que beneficiem toda a população. Conclamamos as demais entidades representativas e a sociedade em geral a se unirem em defesa da reconsideração dessa decisão por parte da GOL.“
Leia mais: