window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Gol leva o equipamento PAPI para o Aeroporto Santo Ângelo (RS)

Imagem: Governo do RS

No final da tarde da última quinta-feira (8), chegou ao aeroporto Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, o avião da Gol Linhas Aéreas trazendo o Sistema Visual Indicador de Rampa de Aproximação (PAPI), equipamento que auxilia pilotos na hora do pouso. O equipamento veio do Campo de Marte, em São Paulo, depois para Guarulhos, em São Paulo, e de lá para o aeroporto nas Missões.

O aparelho é constituído de quatro caixas e foi alugado pelo governo do Estado na Infraero para viabilizar a operação de aproximação das aeronaves pela cabeceira 30 da pista em Santo Ângelo. Na cabeceira 12, a operação continuará a ser feita pelo equipamento existente, até a compra do PAPI definitivo pelo governo do Estado.

Conforme ofício protocolado nesta semana no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Ministério da Defesa, a Secretaria de Logística e Transportes (Selt) solicitou apoio para a instalação provisória do PAPI Tático na cabeceira da pista. Na prática, a solicitação é um trâmite necessário para homologar o equipamento, ou seja, a autorização para a sua utilização.

No ofício encaminhado ao DECEA, o secretário da Selt, Luiz Gustavo de Souza, enfatizou que o “pleito se faz necessário devido à restrição de operações a jato na cabeceira 30”. Equipes do Departamento Aeroportuário da Selt (DAP) e gestores da Infraero participarão da instalação do PAPI Tático em Santo Ângelo.

Enquanto a secretaria negocia com órgãos federais equipamentos e serviços necessários para a operação com mais segurança no Sepé Tiaraju, o governo do Estado encaminha os procedimentos licitatórios para a compra definitiva do PAPI para a modernização completa das operações de voo nas duas cabeceiras da pista do aeroporto.

O Edital 0075/2022, que trata da tomada de preços para fornecimento e instalação de equipamentos de auxílio à navegação, foi publicado no dia 5 de dezembro no Diário Oficial do Estado (DOE).

Informações do Governo do Rio Grande do Sul

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Primeiro caça coreano KF-21 de produção entra na fase de montagem...

0
O primeiro caça KF-21, produzido em massa pela Korea Aerospace Industries (KAI), entrou na fase de montagem final. Essa etapa crucial