
O governo angolano prepara-se para emitir 115 bilhões de Kz (o equivalente a 138 milhões de dólares) em títulos de dívida pública, destinados à capitalização da Transportadora de Angola (TAAG), de acordo com o Decreto N.º 198/23 assinado pela Ministra das Finanças. Esta quantia representa 61% do total destinado às capitalizações das empresas públicas este ano e é ligeiramente inferior ao capital social da TAAG.
Os detalhes da operação ainda não foram divulgados, nomeadamente a taxa de juro e maturidade a aplicar aos títulos. Os títulos emitidos serão em moeda nacional e contarão com um valor unitário de 100 mil Kz. No ado, em 2020, o Governo já tinha emitido títulos de capitalização à companhia área, nos termos de um decreto cujos juros fixos e maturidades eram de 16,50% e 4 anos, respectivamente.
No mesmo ano, o Estado concluiu a emissão de Obrigações de Tesouro no montante de 215,6 bilhões Kz para capitalização de três empresas estatais: TAAG, BPC (Banco de Poupança e Crédito) e BCI (Banco de Comércio e Indústria). Por fim, foram emitidos 40 bilhões Kz para reforçar o Fundo de Garantia de Crédito.
Estas emissões, autorizadas entre Março e Maio por despachos do Ministério das Finanças, destacam-se enquanto a maior fatia dos títulos emitidos pelo Estado, relacionados com capitais para empresas públicas, segundo o noticiário angolano Expansão.