Mais um aeroporto no Estado de São Paulo pode receber voos em breve e até surgir como alternativa pra outros terminais da capital paulista, segundo o Ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França.

O Aeroporto de Sorocaba hoje é a principal alternativa para aviões executivos que não conseguem espaço na capital paulista ou cujos donos não querem operar no congestionado espaço aéreo da Terminal São Paulo. Além disso, o local conta ainda com um centro de serviços da Embraer e da Dassault.
Da mesma forma, pela proximidade com a capital paulista, acaba não tendo voos comerciais, mas o Ministro Márcio França, de Portos e Aeroportos, quer mudar esse cenário.
Em seu Twitter oficial, ele disse que está visitando hoje o aeroporto e que “verificaremos as adaptações necessárias para que ele receba voos comerciais regularmente. Isso vai ao encontro do plano do Presidente Lula de expandir a aviação regional.”
Hoje, o aeroporto de Sorocaba tem condições de receber jatos regionais da Embraer, incluindo a família E2, que faz voos para a unidade da fabricante na cidade assim como a Placar Linhas Aéreas tem lá baseado o seu E190-E2.
Desta maneira o aeroporto pode receber melhorias com recursos federais como parte da meta do Governo Lula 3 de construir ou reformar 100 aeroportos regionais para receberem voos comerciais até o final do mandato em 2026.
Tô em Sorocaba/SP para uma série de agendas. No Aeroporto Estadual da cidade, verificaremos as adaptações necessárias para que ele receba voos comerciais regularmente. Isso vai ao encontro do plano do presidente @LulaOficial de expandir a aviação regional. + pic.twitter.com/CgHBteLwwo
— Márcio França (@marciofrancasp) August 7, 2023