
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) publicou a Circular de Informação Aeronáutica (AIC) N26-24 para divulgar os procedimentos operacionais a serem utilizados durante o Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) 2024, que será realizado no período de 03 a 15 de novembro em Natal (RN). O documento entrará em vigor no dia 03 de novembro.
A AIC tem como público-alvo os usuários da Região de Informação de Voo de Recife (FIR-RE), setores 1, 2, 3, 5 e 6, e todos os setores da Área de Controle de Terminal de Natal. As informações aplicam-se aos órgãos responsáveis pelos Serviços de Tráfego Aéreo e aos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) que operam dentro destas áreas.
As coordenações de planejamento do Exercício no âmbito da redução do impacto no fluxo de tráfego aéreo na FIR-RE estão sendo realizadas pelo DECEA, através do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).
O objetivo é permitir, a partir das intenções de voo, a harmonização do gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo e das demais atividades relacionadas com a navegação aérea, proporcionando a gestão operacional das ações correntes dos processos de Gerenciamento do Tráfego Aéreo e de infraestrutura relacionada.
O Exercício CRUZEX 2024 é um exercício aéreo multinacional realizado pela Força Aérea Brasileira, com a finalidade de desenvolver a cooperação e o relacionamento entre as Forças Aéreas amigas em Operações Aéreas de Combate. Nessa edição, o Exercício contará com os seguintes países participantes: África do Sul, Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estônia, Estados Unidos, França, Hungria, Índia, Israel, Itália, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia e Uruguai, e ocorrerá no período de 03 a 15 de novembro de 2024.
O principal objetivo do Exercício CRUZEX 2024 é desenvolver a cooperação e as relações entre o Brasil e as Nações participantes, compartilhando experiências comuns nos cenários de Operações Aéreas Compostas – COMAO, envolvendo diversas missões de treinamento, tais como: Varredura, Escolta, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, Ataque, CAP, SEAD, Reabastecimento Aéreo, Lançamento Aéreo, Lançamento de Pessoal, Recce e Alerta Aéreo Antecipado (AEW).
Clique aqui para ar o documento completo.
O AEROIN estará presente no exercício na Base Aérea de Natal, trazendo informações e imagens aos leitores. Para mais informações sobre a CRUZEX 2024, clique aqui.