window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Gravação captou momento em que Airbus A320neo voltou a voar após tocar a pista no Aeroporto de Congonhas

O A320neo tocando a pista, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Uma bela gravação feita nesta semana permite acompanhar o interessante momento em que os pilotos de um Airbus A320neo decidiram por não completar o pouso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, realizando a chamada rejeição de pouso (rejected landing).

O vídeo a seguir, gravado e publicado pelo canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, mostra o avião chegando a tocar seus trens de pouso na pista, porém, voltando a ganhar velocidade e alçando voo novamente:

Como visto nas cenas acima, a aeronave, que pousaria pela pista 35L, chegava a Congonhas às 12h38 da última quinta-feira, 18 de julho, no voo 3893 da Latam, feito com o A320neo de matrícula PR-XBP, proveniente de Caxias do Sul (RS).

Após o procedimento de rejeição de pouso, o controlador de tráfego aéreo da Torre Congonhas disse que os pilotos podiam seguir o procedimento com tranquilidade, que logo mais ele os chamaria. Pouco depois, diante da pergunta dele sobre o motivo, o piloto respondeu que foi um “deep landing”, ou seja, um pouso que aconteceu após a zona de toque.

Portanto, colocando a segurança em primeiro lugar, em virtude de poder não haver distância de pista suficiente para a frenagem, os pilotos optaram por desistir do pouso e fazer uma nova aproximação. A aterrissagem foi completada na segunda tentativa, após cerca de 15 minutos.

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias