window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Grécia amplia sua frota Hawk com a aquisição de 35 helicópteros UH-60M Black Hawk

Imagem: Lockheed Martin

O Governo dos EUA concedeu à Sikorsky, uma empresa da Lockheed Martin, um contrato de Venda Militar Estrangeira para fornecer 35 helicópteros UH-60M Black Hawk à Grécia.

Este acordo inclui 35 aeronaves para o Exército Helênico, além de treinamento de pessoal, equipamentos de treinamento e um pacote inicial de provisões, o que melhorará significativamente a autodefesa do país e reforçará a interoperabilidade tanto internamente quanto com os aliados da OTAN.

Os novos helicópteros UH-60M Black Hawk contratados são uma confirmação adicional da longa relação que a Lockheed Martin mantém com a Grécia, suas Forças Armadas e as indústrias de defesa ao longo de mais de 80 anos.

Com sua frota existente de S-70B e os novos helicópteros marítimos MH-60R adquiridos para a Marinha Helênica, a Grécia operará várias variantes da família Hawk e se beneficiará das vantagens operacionais e de manutenção decorrentes da homogeneidade da frota.

O Black Hawk é flexível o suficiente para realizar uma variedade de operações em maiores distâncias e nos ambientes mais desafiadores, aumentando a sobrevivência e a eficácia geral em missões de Segurança do Século 21.

Nossa parceria com a Grécia se estende por décadas e estamos satisfeitos em ver a confiança contínua da nação nos helicópteros Sikorsky. A Grécia se beneficiará de uma família integrada de aeronaves Hawk que apoia missões de segurança nacional e humanitárias”, afirmou Hamid Salim, vice-presidente da Sikorsky para Sistemas do Exército e da Força Aérea. “O helicóptero Black Hawk oferece à Grécia uma gama diversificada de capacidades operacionais e um ecossistema global com mais de 5.000 aeronaves Hawk operadas por 36 países ao redor do mundo.

Costas Papadopoulos, diretor-executivo de desenvolvimento de negócios internacionais para a Grécia na Lockheed Martin, destacou: “O Black Hawk é a principal aeronaves de transporte de múltiplas missões e permitirá à Grécia realizar operações-chave na região. Esses helicópteros se juntarão aos F-16Vs modernizados, novos MH-60Rs, F-16s existentes, C-130s e S-70Bs, além de futuros F-35s. Esta frota aprimorada proporcionará à Grécia capacidades ampliadas para operações aéreas, terrestres e marítimas, contribuindo para a segurança da nação nos próximos anos.

A Grécia se tornará o 12º país europeu a operar o helicóptero Black Hawk. Em 2024, o Governo dos EUA concedeu contratos à Sikorsky para fabricar e entregar um total de 84 helicópteros UH-60M Black Hawk a países na Europa, Ásia, Oriente Médio e América do Sul, confirmando ainda mais que o Black Hawk é o principal helicóptero utilitário de múltiplos papéis em todo o mundo.

Em 23 de outubro, a Sikorsky também recebeu contratos para aumentar as frotas do Black Hawk na Áustria, Brasil, Suécia e Tailândia. Em julho, a Sikorsky recebeu contratos para Black Hawks na Croácia e na Jordânia; em junho, a Romênia também ampliou sua frota de S-70 Black Hawks, que compartilham a mesma linhagem do UH-60M.

Informações da Lockheed Martin

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias