A Secretaria de Aviação Civil (SAC) divulgou o relatório de Desempenho Operacional e da satisfação geral dos ageiros nos principais terminais aéreos do país referente ao primeiro trimestre de 2016.
Na categoria de mais de 15 milhões de ageiros/ano, que também inclui Congonhas, Galeão e Brasília, o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, o GRU Airport é o melhor na visão dos ageiros, apresentando um avanço de 9,6% em relação ao mesmo período do ano ado.
A melhora na satisfação dos ageiros é reflexo de três anos de gestão privada, período no qual a Concessionária fez investimentos da ordem de R$ 3,9 bilhões em obras de expansão da capacidade de pátios de pistas além de ações voltadas para aumentar a qualidade dos serviços, melhorando a sensação de conforto e segurança.
A fim de permitir uma análise entre aeroportos com semelhanças operacionais e que ponderasse as respectivas grandezas físicas, os aeroportos foram separados em categorias baseadas no número de ageiros processados por ano. Dessa forma, foram definidas 3 categorias: até 5 milhões de ageiros/ano, de 5 a 15 milhões de ageiros/ano e mais de 15 milhões de ageiros/ano. Sendo assim, considerando o número de ageiros processados em 2015, distribuiu-se os aeroportos nessas categorias, obtidos os seguintes grupos:
O ageiro entrevistado avaliou critérios indicadores em notas de 1 a 5 que envolvem basicamente: tempo de espera (check-in, filas, conexões), serviços de transporte, limpeza, prestatividade de funcionários, disponibilidade de comércios, segurança, estacionamento, clareza de informações e diversos outros.
No panorama geral, como noticiamos, Viracopos teve as melhores notas, tomando o posto que pertencia a Curitiba, com nota 4,51, seguido de Guarulhos (4,44), Fortaleza (4,37) e Recife (4,35). Entre os cinco melhores terminais, três são da rede Infraero, o que indica competitividade entre os terminais já concedidos.
A coleta de dados foi distribuída ao longo dos meses de janeiro, fevereiro e março, totalizando 13.830 entrevistas. Desse total, foram realizadas 8.776 entrevistas com ageiros de voos domésticos e 5.054 entrevistas com ageiros de voos internacionais, obtendo-se a representatividade da população prevista estatisticamente.
O relatório completo que apresenta os indicadores de cada aeroporto está disponível no site da secretaria.