window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Grupo de trabalho do DECEA debate novas operações e apresenta estudos para 8 aeroportos brasileiros

Imagem: DECEA

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) realizou, entre os dias 03 e 05 de dezembro, a 15ª reunião do Grupo Ad hoc eficiência em Aeroportos.

O encontro seguiu o planejamento do programa de trabalho do Grupo de Estudos em Planejamento de Espaço Aéreo (GEPEA) do DECEA.

A reunião contou com a participação de 37 integrantes, dentre eles, representantes do CGNA, de Órgãos Prestadores de Serviços de Tráfego Aéreo (CINDACTA I, II, III, e IV), de companhias aéreas, de Concessionárias de Aeroportos, da Organização de Transporte Aéreo Internacional (IATA) e da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR).

Durante o encontro foram tratados os assuntos relativos ao planejamento de simulação para a implementação do Reduced Runway Operation Minina (RRSM), apresentação dos textos para publicação da High Intensity Runway Operation (HIRO) e entrega da primeira versão da Concepção Operacional (CONOPS) das localidades que integram o grupo de trabalho dos aeroportos de Brasília, Confins, Afonso Pena, Porto Alegre, Recife, Salvador, Belém e Fortaleza.

Foi apresentado também pelo representante da Torre de Controle de Aeródromo de Confins, o estudo sobre o indicador de taxi out adicional no aeroporto de Confins, além dos benefícios do estudo como uma forma de benchmarking para melhorar a eficiência desse indicador.

De acordo com o Relator do Grupo, Tenente Bruno Furtado Sá, o encontro que reúne todas as partes interessadas no âmbito deste projeto fornece um processo de tomada de decisão colaborativa, indispensável para a execução das fases condicionais na concepção do Grupo Ad hoc Aeroportos.

A iniciativa, coordenada por líderes designados para cada etapa, busca garantir a obtenção da eficiência operacional dos aeroportos envolvidos, com a implementação dos conceitos tratados nos encontros”, afirmou.

A próxima reunião do grupo, conforme cronograma do GEPEA, está programada para o período de 18 a 20 de março de 2025, nas instalações da Concessionária AENA Brasil, em Recife (PE).

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias