
Um controlador de tráfego aéreo do serviço M-NAV, da Macedônia do Norte, operando no Aeroporto Internacional de Skopje, foi vítima de um ataque violento em plena atividade profissional no dia 4 de janeiro de 2024. À época, 36 aeronaves estavam no espaço aéreo sob a sua jurisdição.
Pessoas não identificadas ingressaram sem autorização no centro de controle de tráfego aéreo e agrediram o funcionário, apesar da presença da equipe de segurança contratada para resguardar o perímetro do local e também para garantir a segurança própria do M-NAV.
Segundo a imprensa local, o incidente envolveu cerca de oito pessoas, conforme informou o Ministério Público de Skopje, que já iniciou uma investigação sobre a situação. Os invasores podem enfrentar acusações judiciais por entrada forçada nas dependências do M-NAV, violência física contra um indivíduo, e interrupção dos serviços de tráfego aéreo.
O contexto desse ataque aponta para uma motivação política. Os suspeitos seriam membros da União Democrática para a Integração (DUI, da sigla em inglês), um dos principais partidos políticos da Macedônia do Norte.
Haveria um desentendimento entre o M-NAV e o DUI, onde este último é acusado de manipular os processos seletivos para contratação de controladores de tráfego aéreo, com o objetivo de favorecer membros do partido com empregos bem remunerados, ainda que estes não possuam a qualificação técnica necessária.
O sindicato representante dos funcionários do M-NAV denunciou publicamente as manobras do DUI, alegando um risco à segurança do tráfego aéreo. Horas depois de uma coletiva de imprensa realizada pelo presidente do sindicato, durante a qual afirmou que os voos seriam suspensos caso o DUI não interrompesse suas ações intervencionistas, o controlador de tráfego aéreo foi atacado.
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.