
O Grupo LATAM Airlines e suas subsidiárias anunciaram a de um contrato com a IBM para a prestação de serviços de cibersegurança. Este acordo visa automatizar processos-chave de segurança com o uso de Inteligência Artificial (IA), melhorando assim as operações de cibersegurança do grupo em uma escala global.
O contrato abrange diversas áreas, como ciberdefesa e ciberinteligência, e inclui a utilização da plataforma IBM X-Force Protection. Essa plataforma, com recursos avançados de IA e automação, oferece maior visibilidade e cobertura para todo o ecossistema da LATAM.
Dados de um estudo intitulado “Global Security Operations Center”, realizado pela Morning Consult para a IBM, indicam que as empresas que implementam segurança alimentada por automação e IA conseguem gastar 55% menos tempo classificando incidentes e respondem até 8 vezes mais rápido. Especificamente na América Latina, a aplicação de IA na segurança reduziu o ciclo de vida dos ataques em 83 dias durante o ano de 2024.
André Pires Ferreira, diretor de Segurança da Informação da LATAM Airlines, destacou que a deste contrato reforça o compromisso da empresa em proteger os dados de seus clientes e manter a integridade de seus sistemas. “Ao contratar os serviços e conhecimentos avançados de segurança da IBM, estamos melhor preparados para enfrentar ameaças emergentes, enquanto continuamos a inovar”, afirmou Ferreira.
Leonardo González Barceló, Lead Client Partner da IBM Consulting, reforçou a importância do contrato ao dizer: “Diante de um cenário de ameaças em constante evolução, a segurança impulsionada pela IA e pela automação oferece vantagens importantes que as organizações podem aproveitar ao longo de todo o ciclo de vida da segurança. Estamos muito orgulhosos de sermos selecionados pela LATAM e de fornecer serviços que fortalecem suas capacidades de cibersegurança.”