
O Grupo Lufthansa informou na última sexta-feira, 15 de dezembro, que celebrou um acordo para vender e arrendar (alugar) de volta doze aeronaves de voos de curta distância de sua frota. No termo em inglês, esse acordo é chamado “sale and leaseback”.
A transação reflete a estratégia do Grupo de financiar investimentos em novas aeronaves através de uma combinação de dinheiro, arrendamentos operacionais japoneses (JOLCOs – Japanese Operating Lease with Call Option) e arrendamentos operacionais.
Com o procedimento, o dinheiro da venda das aeronaves servirá para apoiar a modernização da frota das companhias aéreas do Grupo Lufthansa. Aeronaves novas e modernas reduzem o consumo de combustível, reduzem as emissões e melhoram outros custos unitários além do combustível.
As transações foram executadas com duas contrapartes, a Clover Aviation Capital e o parceiro de negócios de longo prazo BBAM (Babcock & Brown Aircraft Management), para a venda e arrendamento de doze aeronaves da família Airbus A320 em condições comerciais favoráveis. As aeronaves têm até dois anos e são atualmente operadas pela Lufthansa Airlines, Lufthansa CityLine e Eurowings.
A venda gera receitas de 600 milhões de euros no quarto trimestre de 2023 e as aeronaves am a ser arrendadas por um prazo de 72 meses (6 anos). A transação já estava incluída nas perspectivas financeiras do Grupo Lufthansa.