
Profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), foram acionados na noite da última quinta-feira (1º) para uma ocorrência envolvendo uma vítima que necessitava de atendimento de urgência em Boa Viagem, município que integra a Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado. 6x2h6t
Na ocasião, a vítima — uma criança de oito anos de idade — precisou ser reanimada e entubada. Ela deu entrada inicialmente em um hospital de Boa Viagem e, diante da gravidade do caso, foi necessário transferi-la para Fortaleza.
Diante disso, os agentes da coordenadoria especializada da SSPDS foram acionados e, com o auxílio do helicóptero Airbus H135 de matrícula PP-ARY, Fênix 08, chegaram rapidamente ao hospital. A equipe médica embarcada realizou os procedimentos necessários no local para viabilizar a transferência da criança para uma unidade médica especializada na capital.
Transportes aeromédicos
Os helicópteros da Ciopaer são equipados com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea e contam com médico e enfermeiro a bordo. O transporte aéreo é utilizado para reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades, evitando o trajeto por vias terrestres e agilizando o socorro a pacientes em estado mais crítico. As ações médicas são realizadas em parceria com equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará.
Leia mais: