
Uma importante conquista para a saúde da região Serrana: a Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou a permanência definitiva do aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Lages, que atende toda a Serra Catarinense. O serviço, que está em operação desde junho do ano ado, durante a Operação Inverno, tem melhorado significativamente a eficiência dos atendimentos e o tempo de resposta em emergências médicas.
“Essa foi uma determinação expressa do governador, que reconheceu a essencialidade deste serviço para a região e decidiu que ele deve permanecer ativo em Lages, independentemente da estação do ano. É um ganho significativo para a população da Serra Catarinense”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Até o momento, foram realizados 155 atendimentos em parceria com o Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), que dispõe de um helicóptero, AS350B2 Esquilo, denominado Águia 04, para o atendimento de casos graves e o transporte aeromédico. Além disso, o serviço conta com sete profissionais de saúde: cinco médicos e dois enfermeiros. A união dos trabalhos proporciona atendimento médico rápido e eficiente aos pacientes, reduzindo possíveis sequelas e salvando mais vidas.
O transporte aéreo permite percorrer grandes distâncias em um tempo muito menor, se comparado a outros meios, o que viabiliza um deslocamento seguro para os pacientes.
“Esse serviço garante o o a serviços públicos de qualidade, com a agilidade que a situação exige. Quando conseguimos atender mais e melhor a população, afirmamos que Santa Catarina é exemplo de competência quando o assunto é atendimento de urgência”, ressalta Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência da SES.
A decisão de tornar o serviço aeromédico permanente em Lages reforça o compromisso do Governo do Estado em investir na saúde da região, garantindo um atendimento rápido e eficiente em situações de emergência que exigem deslocamento ágil e especializado.
Leia mais: