
Contribuindo para o salvamento de vidas e fortalecendo as ações das forças de segurança no transporte rápido e seguro, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), realizou o translado de um fígado destinado a transplante, de Porto Velho para Rio Branco, nesta segunda-feira, 5. O transporte foi realizado pela aeronave AS350B2 Esquilo, registrada sob a matrícula PR-BII.
O órgão será transplantado em um paciente do Amazonas que está em tratamento no Acre. A ação foi possível graças ao termo de cooperação firmado entre a Sejusp e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Com a parceria, já foram realizados três transportes desse tipo em 2025, utilizando avião de pequeno porte e helicóptero.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, afirma que a ação demonstra os resultados positivos que a Sejusp, por meio do Ciopaer, vem alcançando. “Os helicópteros fazem toda a diferença na hora de salvar vidas, e essa parceria com a Sesacre demonstra o compromisso do Estado com a vida das pessoas”, destacou.
Segundo o coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas, Sergio Albuquerque, o número de transportes de órgãos chegou a 10 nos últimos anos, e a agilidade no deslocamento garante segurança e eficiência no processo. “Além dos serviços de segurança pública, o Ciopaer também realiza resgates de pessoas e transportes aeromédicos”, informou.
Leia mais: