
Com o objetivo de reflorestar áreas degradadas pelo fogo no município, a Prefeitura de Sobral, no Ceará, promoveu, na última quarta-feira (15), uma ação para o lançamento de mais de 13 mil sementes de árvores nativas na reserva Pedra da Andorinha e no antigo aterro sanitário.
Para efetividade da ação, as semestres foram lançadas na natureza durante um voo realizado em um Eurocopter AS 350B2 Esquilo, registrado sob a matrícula PP-EFM, da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).
Na Pedra da Andorinha, participaram do momento Úrsula Nóbrega, diretora de Parques, Jardins e Unidades de Conservação da AMA, e Jorge Prado, assessor técnico-istrativo do Horto Municipal.
“A utilização de bombas de sementes é muito importante, pois nós conseguimos chegar até áreas de difícil o para reflorestar. Na Pedra da Andorinha, conseguimos lançar mais de 13 mil sementes de árvores nativas”, contou Úrsula Nóbrega.
Em um segundo voo, a diretora do Licenciamento e Fiscalização da AMA, Aline Caetano, acompanhada do gerente de Fiscalização, Guedes Cavalcante, sobrevoaram e monitoraram locais onde há descarte indevido de resíduos sólidos e localizaram possíveis desmatamentos irregulares.
“O sobrevoo foi importante para termos uma visão aérea do município de Sobral. Nós pudemos constatar algumas grandes áreas desmatadas e muitas áreas com disposição irregular de resíduos da construção civil, por exemplo. Com esses registros e coordenadas geográficas capturadas, iremos verificar a legalidade dessas ações e combater o descarte irregular”, afirmou Aline Caetano.
Ao arem pelo antigo aterro, a área também recebeu sementes em áreas indicadas pela Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep). Atualmente, o local recebe ações do Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), que consiste em diversas medidas direcionadas à recomposição das áreas antes utilizadas para a disposição dos resíduos sólidos do município e, assim, oferecer um novo uso e reflorestamento.
Bombas de semente
As bombas foram produzidas no Horto Municipal de Sobral, compostas por sementes diversas, envoltas em uma mistura de argila e adubos, que protegem as sementes e fornecem condições que facilitam a germinação.
Helicóptero do Ciopaer
A tripulação da aeronave foi composta pelos delegados, pilotos da Ciopaer, Júnior Vieira e Michael Lessa, e pelo sargento Sampaio, tripulante responsável pelo apoio aos ageiros, proteção e segurança no voo.
Informações do Governo do Ceará
Leia mais: