
O 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1) realizou, no dia 2 de abril, uma Evacuação Aeromédica (EVAM) a bordo do Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”, durante sua travessia de retorno da Operação “Jeanne D’Arc – 2025”. A ação envolveu a aeronave AH-11BB Super Lynx e teve como objetivo o transporte urgente de um militar que apresentava sintomas de apendicite. 5i950
De acordo com o Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav), a decolagem ocorreu às 19h15, com pouso às 19h30 no pátio militar do Aeroporto Internacional do Recife (SBRF). O paciente foi prontamente atendido por uma ambulância do Hospital Naval de Recife (HNRE) e encaminhado ao Hospital Esperança, em Olinda (PE). Após avaliação médica, foi diagnosticado com gastroenterite aguda.
A decisão pelo acionamento da aeronave foi tomada após criteriosa análise de risco, considerando as condições de voo noturno, sob responsabilidade do Comandante do navio, com o apoio do Chefe do Destacamento Aéreo Embarcado (CheDAE). A medida visou garantir o pronto atendimento ao militar e evitar o agravamento de seu estado de saúde.
A operação reforça a prontidão do EsqdHA-1 em atuar em situações de emergência médica, assegurando a segurança e o bem-estar das tripulações embarcadas nos meios da Esquadra.
Leia mais: