window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Helicópteros da Marinha retornaram da 43ª OPERANTAR, na Antártica, com mais de 100 horas de voo

Imagem: Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil informa que, no dia 10 de abril, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) regressou da 43ª Operação Antártica (OPERANTAR XLIII), representado por duas aeronaves UH-17 que cumpriram a missão pela quinta vez, atingindo a expressiva marca de 101,3 horas de voo. Além disso, a sinergia estabelecida entre aeronaves e navios foi um ponto digno de nota para o êxito das operações aéreas realizadas.

O Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) e as duas aeronaves permaneceram por seis meses a bordo do Navio Polar Almirante Maximiano (H-41) e do Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel (H-44), com a missão de apoiar as atividades científicas realizadas na Antártica, sob coordenação da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM).

Dentre as atividades realizadas, destacam-se o lançamento e recolhimento de acampamentos científicos nas regiões de James Ross, Snow Hill, Lyons Rump e Livingston. Além disso, as aeronaves executaram voos de reconhecimento de área e realizaram o transporte de pesquisadores para a manutenção de estações meteorológicas fixas em terra.

A OPERANTAR tem grande importância por apoiar a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) e contribuir com diversas pesquisas científicas, reforçando a presença do Brasil no continente e garantindo sua posição como membro consultivo do Tratado da Antártica.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Helicóptero Black Hawk do Afeganistão

Peru recebe três helicópteros Black Hawk dos EUA; um veio do...

0
A Polícia Nacional do Peru (PNP) recebeu três helicópteros Black Hawk doados pelo governo americano, e um veio do Afeganistão.