window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Helicópteros do Ciopaer são primordiais para resgate aéreo em comunidades do Acre e do Amazonas

Imagem: Governo do Acre

Na última quarta-feira (5), duas pacientes foram resgatadas via transporte aéreo pelo Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre (Ciopaer) junto com o Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu). As operações foram realizadas nos estados do Acre e do Amazonas.

Segundo informou o Governo do Acre, no primeiro resgate, o helicóptero do Ciopaer decolou de Rio Branco às 8h30, com a aeronave atingindo a Comunidade Céu do Mapiá, no município de Boca do Acre, do Amazonas, às 10h30.

A paciente, que apresentava suposta infecção pós-operatória de histerectomia, foi prontamente atendida pela equipe médica a bordo. Seu estado de saúde era considerado estável. Felizmente, o resgate ocorreu sem quaisquer intercorrências significativas.

Na segunda operação, a aeronave partiu às 11h30, de Rio Branco, em direção à aldeia indígena de Extrema, em Assis Brasil. O helicóptero pousou com sucesso no local às 15h30.

A paciente era uma gestante em situação crítica, com um histórico de duas gestações com natimorto. A indígena estava com 42 semanas de gestação, mas sem apresentar sinais de trabalho de parto. De acordo com os médicos do Samu, o feto estava na posição transversal e não havia contrações uterinas.

As pacientes foram encaminhadas para a Maternidade Bárbara Heliodora e se encontram estáveis. As operações foram bem-sucedidas e conseguimos prestar a devida assistência. Esse tipo de resgate é essencial, tendo em vista que muitas comunidades remotas no Acre, e, também, em estados vizinhos, enfrentam desafios significativos no o aos cuidados médicos adequados”, disse o médico do Samu, Manoel Albuquerque Neto.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Helibras entrega as duas primeiras aeronaves do programa TH-X para a...

0
O processo de recebimento da 1ª aeronave H125 “Esquilo B3e” foi iniciado no mês de abril, pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução.