
Elie Mahfoud, advogado e líder do partido Movimento pela Mudança no Líbano, acusa o grupo Hezbollah de controlar ilegalmente o Aeroporto Internacional de Beirute e utilizá-lo para fins ilícitos.
Como informa o Aviacionline, em uma coletiva de imprensa realizada em Paris, Mahfoud afirmou que essa situação representa graves riscos de segurança, inclusive para as companhias aéreas internacionais que ainda operam no local, como a Air .
Nos documentos apresentados ao Tribunal Militar de Beirute, Mahfoud detalha como o Hezbollah, organização classificada internacionalmente como terrorista, utiliza o aeroporto para contrabando de armas, tráfico de pessoas e lavagem de dinheiro, contribuindo para a desestabilização do Líbano.
O advogado e político libanês, acompanhado pelo Partido Nacional Liberal e pelo jornalista Tony Boulos, ingressou com uma ação junto à Procuradoria Militar de Beirute, solicitando investigação daqueles envolvidos em uma rede de contrabando de armas no aeroporto.
Mahfoud também entregou uma carta à Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), na qual expressa sua preocupação com a grave situação de insegurança no Aeroporto Internacional de Beirute. Na correspondência, ele apela à OACI para que reconheça e aborde o risco iminente para a vida humana o mais breve possível.
Elie Mahfoud tem uma longa carreira na política libanesa. Ele é membro da Secretaria Geral da Aliança 14-Marte desde outubro de 2006 e anteriormente ocupou um cargo no Movimento Patriótico Livre.