
Enquanto a empresa norte-americana Boom Supersonic segue avançando nos voos da aeronave XB-1, para que esta possa voar em velocidade supersônica pela primeira vez, seu fundador e CEO, Blake Scholl, compartilhou uma novidade bastante interessante.
Segundo o executivo, em um período de 15 dias, a Boom Aerospace ganhou uma Starlink Mini, testou-a em movimento em um veículo Miata, imprimiu em 3D uma montagem personalizada para integrá-la na aeronave T-38 e conduziu testes de velocidade a Mach 0.95 (95% da velocidade do som).
Who’s got the fastest WiFi in the sky? In 15 days, @boomaero got a @Starlink mini, tested it in motion on a Miata, 3D-printed a custom mount, integrated it into our T-38 and conducted speed tests at 0.95 Mach. We’re aiming for a supersonic air to air livestream next month. 🧵 👇 pic.twitter.com/gGSzHPvbh8
— Blake Scholl 🛫 (@bscholl) November 16, 2024
O Northrop T-38 Talon é um avião supersônico de treinamento avançado, que a Boom está utilizando como aeronave de observação (“perseguição”) do XB-1. Essa é uma prática comum na aviação quando se trata de testar aeronaves novas, para que se tenha um acompanhamento visual externo do comportamento e de qualquer anormalidade.
Assim, com os testes da antena da Starlink a bordo do T-38, a empresa está mirando a realização de uma transmissão ao vivo supersônica no ar no mês que vem, quando o XB-1 deverá superar a barreira do som pela primeira vez.
“Aqui está o que realmente fizemos com aquele teste do Miata. Tratava-se de testar a antena em vários ângulos enquanto estava em movimento. A equipe se moveu rapidamente e se divertiu muito fazendo essa integração e teste”, disse Scholl.

O CEO afirma que o plano é fazer a transmissão ao vivo do primeiro voo supersônico do XB-1, e, se tudo correr conforme o planejado, isso incluirá imagens ao vivo transmitidas direto do avião de perseguição T-38.
“Isso deve ser muito divertido — e estou super orgulhoso da equipe do XB-1 por descobrir tudo isso sem perder o ritmo em uma campanha ativa de testes de voo. Por fim, parabéns à SpaceX-Starlink por construir um produto incrível e nos fornecer uma Mini personalizada desbloqueada para funcionar em velocidades supersônicas”, finalizou o executivo.