window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Homem californiano foi preso por contrabando de peças de antigos caças F-4 para o Irã

Divulgação – IRIAF

O Departamento de Justiça dos EUA revelou uma acusação formal contra o cidadão norte-americano e iraniano Jeffrey Chance Nader, de 68 anos, por crimes relacionados à exportação ilícita de componentes de aeronaves fabricadas nos Estados Unidos, incluindo componentes usados em aeronaves militares, para o Irã, em violação das sanções econômicas dos EUA e outras leis federais. Nader foi preso no último dia 14 de agosto na Califórnia.

De acordo com a acusação, desde pelo menos 2023, Nader e outros a ele ligados conspiraram para comprar e tentar exportar ilegalmente dos Estados Unidos para o Irã quatro tipos de componentes de aeronaves, totalizando quase três dezenas de peças. Alguns desses componentes são para uso em aeronaves militares operadas pelas forças armadas do Irã, incluindo o caça McDonnell Douglas F-4 Phantom.

Nader, agindo com base em pedidos de compra recebidos de clientes no Irã, coordenou a compra dos componentes de aeronaves com associados comerciais no país persa, através dos quais Nader e seus associados baseados no Irã entravam em contato com fornecedores desses componentes nos EUA.

Nader identificava falsamente a si mesmo e sua empresa, a Pro Aero Capital, com sede na Califórnia, como o usuário final dos itens para os fornecedores nos EUA.

Uma vez que Nader obtinha os componentes das aeronaves, ele tentava exportar para os Emirados Árabes Unidos, de onde os itens seriam então transbordados para o cliente final no Irã. No entanto, os itens acabaram detidos por Agentes do Departamento de Comércio, e nenhum foi exportado com sucesso dos Estados Unidos.

O Escritório de Campo de Washington do FBI e o Bureau de Indústria e Segurança do Departamento de Comércio estão investigando o caso, com a assistência do Escritório de Campo de Los Angeles do FBI.

O Procurador Assistente dos EUA Steven B. Wasserman, do Distrito de Columbia, e o Advogado de Julgamento Sean Heiden, da Seção de Contrainteligência e Controle de Exportação da Divisão de Segurança Nacional, estão processando o caso. Assistência significativa foi fornecida pelo Escritório do Procurador dos EUA para o Distrito Central da Califórnia.

Pela Assessoria de Imprensa do Departamento de Justiça dos EUA

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias