window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

IAG e Microsoft assinam o maior e mais longo acordo de Combustível Sustentável de Aviação de Escopo 3

Boeing 787-8 – Imagem: ChinaImages, via Depositphotos

O Grupo Internacional de Linhas Aéreas (IAG – International Airlines Group), formado pela Iberia, British Airways e algumas outras empresas aéreas, e a Microsoft estão intensificando seus esforços para reduzir as emissões de carbono ao longo do ciclo de vida da indústria, ao estender por cinco anos seu acordo de compra cofinanciada de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) de 2023.

Segundo reportado pelo IAG, sob os novos termos, a Microsoft cofinanciará 39.000 toneladas adicionais de SAF que ajudarão a reduzir em aproximadamente 113.000 toneladas as emissões de carbono ao longo do ciclo de vida.

A extensão do acordo permite que a Microsoft aborde as emissões do Ciclo de Vida 3 (Escopo 3) e é o maior e mais longo contrato de SAF do Escopo 3 até o momento, de acordo com dados publicamente disponíveis.

O Escopo 3 abrange as emissões de carbono ao longo do ciclo de vida que não são produzidas diretamente por uma empresa, mas pelas quais ela é indiretamente responsável em sua cadeia de valor (viagens corporativas da Microsoft nos voos das companhias aéreas do IAG).

Ao se associar a seus clientes corporativos, o IAG destaca que pode adquirir mais SAF e reduzir suas emissões de Escopo 1 (diretas). Os clientes corporativos também se beneficiam ao diminuir as emissões de ciclo de vida de Escopo 3 da indústria proporcionalmente a uma parte de seus voos corporativos.

A Microsoft também está cofinanciando o SAF usado pelas companhias aéreas do IAG para enviar componentes de data center globalmente, em parceria com os transportadores da Microsoft.

A contribuição da Microsoft para o custo de produção de SAF apoiará as companhias aéreas dentro do IAG na redução geral das emissões do ciclo de vida.

Jonathon Counsell, Diretor de Sustentabilidade do Grupo IAG, declarou:

“Estamos satisfeitos por trabalhar com organizações que pensam como a Microsoft para expandir os esforços para reduzir as emissões do ciclo de vida de voos. Acordos de longo prazo ajudam a encorajar o investimento necessário na produção de SAF, algo que a IAG está promovendo por meio de nosso investimento em projetos globais de SAF, como a LanzaJet.”

Julia Fidler, Líder de Descarbonização de Combustíveis e Materiais na Sustentabilidade Ambiental da Microsoft, disse:

“Estamos levando nossa colaboração com o IAG adiante, estendendo nosso acordo de compra de SAF para aproximar a Microsoft de nossa meta de ser negativa em carbono até 2030, ao mesmo tempo em que garantimos um compromisso de vários anos para ajudar a impulsionar uma maior produção de SAF. Estamos satisfeitos em trabalhar ao lado do IAG nos esforços para aumentar a demanda e tornar o SAF mais amplamente disponível por meio de nosso acordo de compra de longo prazo compartilhado.”

O uso de fontes de combustível alternativas – em vez de materiais fósseis recém-extraídos – faz com que o SAF libere carbono já existente na atmosfera, em vez de adicionar novo carbono de combustíveis fósseis.

Até o final de 2024, 1,9% do uso total de combustível do IAG para o ano foi de SAF e o gasto total, incluindo compromissos futuros para offtakes de SAF, excedeu US$ 3,5 bilhões. A IAG tem trabalhado com a indústria da aviação em sua campanha para obter mais apoio de políticas governamentais para estimular investimentos em novas tecnologias de produção de SAF.

O SAF utilizado como parte do acordo entre IAG e Microsoft será produzido a partir de óleo de cozinha usado e resíduos alimentares na refinaria Humberside da Phillips 66, e a partir de bioetanol de origem sustentável na Freedom Pines Fuels, instalação da LanzaJet no estado da Geórgia, nos Estados Unidos. Ambos os combustíveis são certificados pela Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC).

O Microsoft Climate Innovation Fund, uma iniciativa de US$ 1 bilhão que apoia novas tecnologias climáticas por meio de investimentos, já investiu na LanzaJet. A instalação Freedom Pines da LanzaJet é a primeira instalação comercial de produção de álcool para jato do mundo e fornecerá SAF para a British Airways.

Informações do IAG

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Mais de mil voos são esperados durante o Festival de Parintins,...

0
Militares atuarão em esquema especial de controle do espaço aéreo durante os 12 dias do festival, que atrai grande movimentação aérea à ilha