
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) está comemorando 10 anos do seu programa Centro de Excelência para Validadores Independentes (CEIV), que continua aprimorando o desempenho da cadeia de suprimentos de carga aérea em qualidade, segurança e conformidade.
Lançado em 2014 com o CEIV Pharma para apoiar o manuseio de cargas especializadas, o CEIV oferece programas de certificação para a indústria em geral, abrangendo produtos farmacêuticos (CEIV Pharma), animais vivos (CEIV Live Animals), perecíveis (CEIV Fresh) e produtos perigosos (CEIV Lithium Batteries). Esses programas são baseados em padrões globais e validação independente, permitindo maior transparência e consistência operacional.
A IATA afirma que, ao longo da década, o CEIV:
– Estabeleceu uma presença global de 699 empresas, incluindo 85 companhias aéreas e cobrindo 250.000 rotas comerciais;
– Criou 25 comunidades aeroportuárias de companhias aéreas, agentes de handling, agentes de cargas e reguladores comprometidos com as melhores práticas globais;
– Treinou 10.000 profissionais e os apoia com mais de 100.000 manuais IATA para garantir excelência operacional e conformidade;
– Comprovou seu valor com uma taxa de renovação de 99%.
“O CEIV redefiniu o manuseio de remessas especiais de carga. Ao longo da última década, estabeleceu uma base de confiança, transparência e excelência técnica em toda a cadeia de suprimentos—proporcionando benefícios tangíveis ao setor, incluindo maior conformidade, uma cultura de qualidade mais forte, colaboração aprimorada entre setores e maior confiança dos clientes. À medida que o programa continua a crescer, ele permanecerá sendo uma ferramenta vital para ajudar a indústria a enfrentar desafios e expectativas em constante evolução”, disse Brendan Sullivan, Chefe Global de Carga da IATA.
Segundo a IATA, o CEIV continua evoluindo de acordo com as necessidades do setor. Novas tecnologias agora permitem treinamentos remotos e avaliações virtuais, melhorando a ibilidade sem comprometer a qualidade.
A IATA trabalha em estreita colaboração com as autoridades regulatórias para aumentar o reconhecimento das certificações CEIV e expandir o alcance do programa para outros segmentos de carga.
“À medida que as cadeias globais de suprimentos se tornam mais complexas, a necessidade de padrões consistentes e confiáveis é maior do que nunca. O CEIV continuará apoiando a inovação, fortalecendo a conformidade e aumentando a segurança em todo o ecossistema de carga aérea”, disse Sullivan.
Empresas certificadas pelo CEIV podem ser encontradas por meio da plataforma ONE Source da IATA, a referência do setor para fornecedores validados.
Informações da IATA