
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou que suas projeções para uma triplicação da produção de Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF) em 2024 para 1,9 bilhão de litros (1,5 milhão de toneladas) estão no caminho certo. Isso representaria 0,53% da necessidade de combustível da aviação em 2024. Para acelerar o uso de SAF, existem várias medidas políticas que os governos poderiam adotar.
“O SAF fornecerá cerca de 65% da mitigação necessária para as companhias aéreas alcançarem a meta de zero emissões de carbono até 2050. Portanto, a esperada triplicação da produção de SAF em 2024 a partir de 2023 é encorajadora. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas a direção de aumentos exponenciais está começando a ganhar foco”, disse Willie Walsh, diretor-geral da IATA.
O aumento da produção de combustíveis renováveis é fundamental para aumentar o potencial do SAF. Cerca de 140 projetos de combustíveis renováveis com a capacidade de produzir SAF foram anunciados para entrarem em produção até 2030. Se todos esses projetos avançarem para a produção como anunciado, a capacidade total de produção de combustíveis renováveis poderá chegar a 51 milhões de toneladas até 2030, com a capacidade de produção distribuída por quase todas as regiões.
“O interesse em SAF está crescendo e há muito potencial. Mas os planos concretos que vimos até agora estão longe de ser suficientes. Os governos estabeleceram expectativas claras para a aviação alcançar uma redução de 5% nas emissões de CO2 através do SAF até 2030 e ser zero em emissões de carbono até 2050. Eles agora precisam implementar políticas para garantir que as companhias aéreas possam realmente comprar SAF nas quantidades necessárias”, disse Willie Walsh.