
A International Air Transport Association (IATA) anunciou o lançamento do IATA Digitalization Leadership Charter no IATA World Cargo Symposium em Hong Kong. Cathay Cargo, CHAMP Cargosystems, Global Logistics System (HK) Company Limited, IAG Cargo, IBS Software, LATAM Cargo e Lufthansa Cargo são as signatárias iniciais do estatuto.
O Digitalization Leadership Charter tem como objetivo acelerar a jornada de digitalização da indústria de carga aérea, comprometendo-se com cinco princípios orientadores fundamentais. Desenvolvido em consulta com os membros do Conselho Consultivo de Carga da IATA, companhias aéreas e a comunidade de carga aérea em geral, o estatuto busca impulsionar a inovação, melhorar a eficiência e promover uma transformação digital sustentável e harmonizada. Central para o estatuto é a importância do compartilhamento de dados usando o IATA ONE Record para uma troca de dados suave e eficiente.
“A digitalização é imperativa para a indústria de carga aérea. Requer alinhamento para garantir uma abordagem unificada e eficaz. A IATA introduziu o Digitalization Leadership Charter para liderar esse alinhamento. Ao aderir aos princípios do estatuto – adotando padrões em toda a indústria, defendendo a sustentabilidade, garantindo o uso ético da tecnologia e mantendo a liderança digital – o estatuto estabelece um padrão de excelência”, disse Brendan Sullivan, chefe global de carga da IATA.
Os princípios orientadores de liderança digital incluem compromissos para:
• Desenvolver uma estratégia digital unificada e colaborativa que promova a interoperabilidade e o uso de padrões globais em toda a cadeia de fornecimento.
• Aumentar a resiliência organizacional por meio da construção de uma infraestrutura digital robusta e da implementação de estratégias que protejam contra riscos de cibersegurança, garantindo simultaneamente o uso responsável de IA gerativa.
• Buscar uma digitalização sustentável com foco no apoio a iniciativas de tecnologia ecológica.
• Buscar a excelência digital, mantendo-se à frente das tendências digitais, garantindo práticas seguras e sustentáveis e estabelecendo as melhores práticas da indústria.
• Utilizar a tecnologia emergente de forma ética.