window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

ICAO revela Plano Estratégico 2026-2050 para promover um sistema de aviação global seguro e sustentável

A Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) revelou seu Plano Estratégico 2026-2050, com o objetivo de promover um sistema de aviação global seguro e sustentável. Sob o tema “Céus Seguros, Futuro Sustentável”, o plano estabelece uma visão para os próximos 25 anos, baseada em três aspirações fundamentais:

1 – Alcançar zero fatalidades por acidentes de aviação e atos de interferência ilícita.

2 – Atingir emissões líquidas zero de carbono até 2050 para operações internacionais de aviação civil.

3 – Posicionar a aviação como parte vital de um sistema de transporte global conectado, ível e inclusivo, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e garantindo que nenhum país seja deixado para trás.

    Com o crescimento do tráfego aéreo além dos níveis pré-pandemia e previsões de aumento do número de ageiros de 4,6 bilhões em 2024 para 12,4 bilhões em 2050, o Plano Estratégico traça caminhos para lidar com as oportunidades e desafios decorrentes desse rápido crescimento e das inovações tecnológicas e operacionais esperadas.

    Ele se baseia no legado da ICAO de liderar o quadro jurídico, planejamento, padronização, desenvolvimento de políticas e atividades de capacitação da aviação internacional para abordar questões críticas como mudanças climáticas, inovação e desenvolvimento de infraestrutura.

    Salvatore Sciacchitano, Presidente do Conselho da ICAO, expressou que “este Plano Estratégico reflete nossa visão compartilhada para o futuro da aviação. Ele traça um curso onde a aviação continua a impulsionar a conectividade global, o crescimento econômico e o intercâmbio cultural por meio de um desenvolvimento sustentável e inclusivo. Juntamente com nossos Estados Membros, estamos construindo um sistema de aviação que serve a todos.”

    O Secretário-Geral Juan Carlos Salazar acrescentou: “Este Plano Estratégico é um compromisso com as mais altas aspirações da ICAO e nossa determinação prática de alcançá-las. À medida que enfrentamos um crescimento e transformação sem precedentes em nosso setor, estamos estabelecendo metas ambiciosas, mas alcançáveis, que moldarão o futuro da aviação enquanto garantimos que nenhum país seja deixado para trás.”

    Para garantir alinhamento contínuo com as necessidades em evolução do setor de aviação e com os objetivos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a ICAO revisará e atualizará o Plano a cada seis anos para incorporar novos desafios, oportunidades e melhores práticas.

    O lançamento do plano coincide com a comemoração dos 80 anos de liderança global da ICAO em 7 de dezembro de 2024. O plano reconhece a necessidade de abraçar o papel transformador da tecnologia no desenvolvimento futuro da aviação, garantindo que as necessidades de todos os Estados Membros sejam atendidas.

    Carlos Ferreira
    Carlos Ferreira
    Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

    Veja outras histórias