window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Icelandair se despede do maior modelo do Boeing 757 e agora só tem do menor

A Icelandair está prestes a encerrar suas operações com o Boeing 757-300, pois a última aeronave restante em sua frota, de registro TF-FIX, será transferida para a Fly Khiva. O avião, de número de série 29434, será registrado no Uzbequistão e deixará de operar para a companhia aérea islandesa.

Segundo informa o CH-Aviation, a aeronave, equipada com dois motores Rolls-Royce RB211, já foi avistada no Aeroporto de Frankfurt com a logomarca da Fly Khiva na fuselagem.

A Icelandair confirmou que o avião está em processo de registro no Uzbequistão e receberá a designação UK-75006. De acordo com dados de frota da CH-Aviation, a aeronave é de propriedade da Airco.

A Icelandair operou um total de dois Boeing 757-300s. Além do TF-FIX, a companhia também utilizou o TF-ISX (agora UK-75007, msn 30179), que foi adquirido pela Fly Khiva no primeiro trimestre de 2025.

Os 757-300 serão substituídos por aeronaves narrowbody mais modernas e eficientes, como o A321neo LR e o A321neo XLR.

Atualmente, a Icelandair continua sendo uma das maiores operadoras de 757 do mundo, com onze 757-200 ainda em operação.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Helibras entrega as duas primeiras aeronaves do programa TH-X para a...

0
O processo de recebimento da 1ª aeronave H125 “Esquilo B3e” foi iniciado no mês de abril, pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução.