O Ilyushin IL-76 derrubado na Rússia tem sido analisado e as últimas imagens gravadas por drones não mostram quase nenhum corpo, aumentando as teorias ao redor do caso. 5x4x6d

A aeronave de transporte militar da era soviética Ilyushin IL-76 estava próxima de Belgorod, na região de fronteira com a Ucrânia, quando caiu, supostamente abatida por mísseis disparados do lado ucraniano, que até agora não confirmou a autoria.
A Rússia, por outro lado, confirmou que o seu jato foi derrubado ainda dentro do seu território e alegou que existiam dezenas de prisioneiros de guerra ucranianos dentro dele. Porém, a lista de prisioneiros que estariam a bordo divulgada de maneira não oficial foi colocada sub suspeita por ter nomes de pessoas que já foram libertadas no início do mês.
Agora, outra evidência vai contra a história contada por Moscou: imagens da área do acidente mostram uma destruição extensa e indicativos de fogo, mas quase nenhum material humano, com apenas algumas partes de corpos espalhadas.
O vídeo abaixo começou a ser divulgado hoje, e a visualização dele fica a critério do leitor por conter cenas que podem ser perturbadoras:
Drone footage of crashed/downed RuAF Il-76 near Belgorod.
— Aldin 🇧🇦 (@aldin_aba) January 25, 2024
Payload still unknown. https://t.co/ULkZjQxHNo pic.twitter.com/dqPiMNvCwQ
Surgiram áudios que mostram a conversa entre os tripulantes do Ilyushin, que utiliza a sua matrícula como código de chamada, e o Controle de Tráfego Aéreo da Rússia. A aeronave é um IL-76MD de registro RF-86868, e voava no nível 270. Ouça abaixo a última comunicação salva:
Logo após o acidente uma outra aeronave (supostamente também da Força Aérea da Rússia) avisa ao controlador que viu um míssil para a região onde estava o IL-76:
Translation of the transcript:
— D. mojavensis 🇺🇲 🇺🇦 (@Dmojavensis) January 25, 2024
00:00 – saxophone control 86868
00:03 – 86868 saxophone control good morning
00:07 – 86868 good morning ing libra (?) flight level 270
00:12 – 86868 maintain flight level 270 along the route
00:18 – 270 868https://t.co/kaAZutcorX
Nesta quinta-feira o Kremlim deu poucas novas informações sobre o caso, apenas afirmando que já encontrou as caixas-pretas, e que novamente não permitiria a presença de investigadores internacionais. Dmitry Peskov, porta-voz do governo federal russo, rebateu a Ucrânia que afirmou ontem que não foi avisada sobre a chegada de algum jato levando prisioneiros, que foi uma das alegações iniciais da Rússia.
O membro do governo disse ao portal TASS que “os nosso representantes disseram que a informação foi dada no tempo certo”, reforçando que a Rússia avisou a Ucrânia de maneira antecipada, mas sem apresentar detalhes ou provas sobre esta afirmação.
O IL-76 abatido foi fabricado em 1980 e estava até então com a mesma pintura desta sua foto abaixo, tirada em 2019 na Base Aérea de Dyagilevo:
