Início Aviação Militar

Imagens de satélite revelam progresso na montagem do primeiro avião espião da Coreia do Norte 6t3c55

A Coreia do Norte está avançando na montagem de sua primeira aeronave de alerta antecipado e controle aéreo (AWACS) baseada na plataforma Il-76, de acordo com imagens de satélite recentes. 1j4t1m

As fotografias do satélite Pleiades Neo da Airbus, datadas de 3 de março, foram analisadas pelo site 38 North e mostram que um Il-76 modificado agora está equipado com um sistema de radar.

O radar instalado na aeronave apresenta marcas que se assemelham às dos aviões AWACS da Força Aérea Chinesa, que utilizam antenas de matriz em fase projetadas para monitorar o espaço aéreo em um campo de visão de 120 graus.

Contudo, ainda não está claro se o sistema de radar foi adquirido da China, levantando questões sobre possíveis colaborações tecnológicas.

As modificações no Il-76 começaram em novembro de 2023, quando surgiram os primeiros indícios de trabalho próximo à aeronave.

Em 15 de julho de 2024, imagens de satélite capturaram o Il-76 no Aeroporto de Sunan, em uma área restrita, com equipamentos não identificados nas proximidades. Em outubro de 2024, fotos tiradas em nível do solo confirmaram que as modificações estavam em andamento para adaptar a aeronave para operações de alerta antecipado.

Embora o Il-76 não faça parte da Força Aérea da Coreia do Norte, é uma das três aeronaves desse tipo operadas pela Air Koryo. O design da estrutura do radar na fuselagem é similar ao sistema A-50 desenvolvido na antiga União Soviética nos anos 70.

O desenvolvimento de uma aeronave AWACS pela Coreia do Norte pode potencialmente aumentar suas capacidades de monitoramento do espaço aéreo, especialmente em um contexto de tensões de segurança na região.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.