
Na última quinta-feira, 12 de setembro de 2019, a agência de investigação de acidentes AIB do México informou que uma aeronave Airbus A321 sofreu um impacto da cauda no solo, chamado em termos técnicos de “tail strike”, durante a decolagem de Guadalajara.
O Airbus A321-200 da companhia aérea mexicana Volaris, de matrícula XA-VLJ, executava o voo de número Y4-620 de Guadalajara para Mexicali, ambas cidades no México.
Segundo informações do The Aviation Herald, quando a aeronave partiu da pista 28 de Guadalajara, aparentemente devido ao emprego de uma rotação mais alta do que o ideal durante a puxada, a cauda entrou em contato com a superfície da pista.
A tripulação continuou o voo, subiu para o nível de voo 340 e pousou em segurança na pista 10 de Mexicali cerca de 2:15 horas após a partida.
A aeronave sofreu danos menores, mas a ocorrência foi classificada pela AIB como um incidente grave e está sendo investigada.
Veja a seguir mais algumas imagens dos danos na parte traseira da fuselagem do Airbus A321 da Volaris, e logo abaixo das fotos veja um outro caso recente de tail strike de um ATR da Avianca, que no caso ocorreu no pouso e foi gravado em vídeo.


Veja na matéria seguir o vídeo do tail strike da Avianca.