window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Inaugurada exposição sobre a enchente que há 1 ano atingiu o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre-RS

Imagem: Divulgação – Fraport Brasil

A concessionária Fraport Brasil informa hoje, 02 de maio de 2025, que inaugurou uma exposição fotográfica sobre a enchente que atingiu o Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre (RS), há 1 ano.

Em maio de 2024, o Porto Alegre Airport enfrentou um dos momentos mais desafiadores de sua história. O aeroporto, que faz conexão entre o RS e o mundo, foi inundado pela enchente que se espalhou pelo estado gaúcho desde abril.

O terminal fechou em 3 de maio, ficou alagado por 23 dias e permaneceu sem voos por quase cinco meses. Um ano depois, o espaço opera sem qualquer tipo de restrição e rememora o episódio por meio da exposição “Além das Águas: Memórias & Reconstrução”.

A mostra inaugurada nesta sexta-feira é aberta ao público e gratuita. As imagens ficam no piso 2 do Terminal, à direita do check-in doméstico.

Na exposição, o impacto e os desdobramentos causados pela enchente são contados a partir do ponto de vista dos colaboradores da Fraport Brasil, que istra o aeroporto.
São pessoas que viram de perto cada uma das etapas, ando pela apreensão de assistir à aproximação da água até a decisão de suspender as operações.

As imagens mostram, por exemplo, o verdadeiro “acampamento” organizado no próprio terminal, onde muitos funcionários permaneceram para seguir protegendo o aeroporto. Remontando o que ocorreu no terminal durante e após a catástrofe, as imagens traduzem momentos de incerteza e apreensão, mas também de união, solidariedade e força.

Imagem: Divulgação – Fraport Brasil
Imagem: Divulgação – Fraport Brasil

“Mais do que uma memória visual, esta exposição é um convite à reflexão sobre resiliência, pertencimento, trabalho em equipe, organização e capacidade de entrega”, pontua Leonardo Carnielle, vice-presidente da Fraport Brasil.

Esta exposição é também uma homenagem da Fraport Brasil a cada um de seus colaboradores, dos aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza, que ajudaram a emergir dessa crise e a recolocar o terminal em operação.

A concessionária agradece também, mais uma vez, o apoio das empresas parceiras, órgãos públicos, governo federal e estadual, arrozeiros e, sobretudo, à resiliência do povo gaúcho e de todos que de alguma forma fizeram parte dessa história.

A mostra deve permanecer no aeroporto até o final do ano.

Informações da Fraport Brasil

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Caça AF-1 Skyhawk reforça presença da Marinha em patrulha aérea no...

0
A missão teve como principal objetivo identificar contatos de interesse e ampliar a consciência situacional em áreas do Atlântico Sul.