
A companhia aérea privada zambiana, Royal Air Charters, está pronta para receber uma nova adição à sua frota: um Embraer ERJ140. De acordo com informações do NewsAero, a aeronave (MSN 145734) está atualmente ando por verificações técnicas e istrativas finais no Centralia/James Airport, no Canadá, antes de seu voo de translado agendado para novembro.
Como informa o Newsaero, o avião, com 21 anos, anteriormente operou para a companhia regional dos EUA, Envoy, em nome da American Eagle, até o final de 2020. Está configurado com 44 assentos na classe econômica. Em antecipação à chegada do jato, a Royal Air Charters iniciou uma campanha de recrutamento para capitães qualificados para operarem na frota ERJ-145/140.
Com esta nova aquisição, a companhia ará a operar duas aeronaves da família ERJ-140/145, incluindo um ERJ-145 já em operação (MSN 145305). A frota da Royal Air Charters também inclui três Cessna 208 Caravans e um Beech King Air 350B (twin-turboprop).
Fundada em julho de 2007, a Royal Air Charters tem se destacado no mercado de voos charter privados na Zâmbia, inicialmente como um veículo de investimento estrangeiro direto pelos seus acionistas, TEST Engineering (PTY) Ltd de Apia, Samoa.
Em dezembro de 2020, a empresa expandiu sua atuação ao lançar voos de ageiros entre Lusaka e Johannesburgo sob a marca Royal Zambian Airlines, serviço que foi posteriormente suspenso. Desde então, a companhia tem operado charters com seu ERJ145 para rotas entre Kolwezi e Lubumbashi na RDC, em nome da AirFast Congo.