window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Índia assina contrato com a França para a compra de caças navais Dassault Rafale

Foto: US Navy/Petty Officer 3rd Class Christopher A. Michaels

Nesta segunda-feira (28), a Índia e a França am um Acordo Intergovernamental que permitiu a formalização, na presença do presidente e CEO da Dassault Aviation, Éric Trappier, do contrato para a aquisição de 26 caças Rafale Marine destinados à Marinha Indiana.

O contrato é fruto da decisão anunciada em julho de 2023, quando o Rafale Marine foi selecionado após uma consulta internacional, e confirmada em março deste ano. A Marinha Indiana será o primeiro operador da versão naval do Rafale fora da França, o que demonstra a confiança das autoridades indianas nas capacidades da aeronave e seu interesse em expandir o uso operacional do caça.

A nova aquisição reforça a importância da parceria estratégica entre Índia e França, além de confirmar o reconhecimento do Rafale como um vetor essencial da soberania nacional. Segundo a Dassault Aviation, o acordo também evidencia o compromisso da empresa em atender às necessidades operacionais das Forças Armadas indianas, iniciado há sete décadas com a introdução do avião Toofany, e reforça sua contribuição para as iniciativas “Make in India” e “Skill India”.

Com a chegada dos Rafale Marine, a Marinha Indiana ará a contar com capacidades de ponta, beneficiando-se também da experiência acumulada pela Marinha sa na operação desse modelo. Somados aos 36 caças Rafale já em serviço na Força Aérea Indiana, os novos jatos devem desempenhar um papel ativo na defesa da soberania nacional e na consolidação do protagonismo internacional da Índia.

Em nome da Dassault Aviation e de seus parceiros, gostaria de agradecer às autoridades indianas, com quem trabalhamos há mais de 70 anos, pela confiança depositada em nós. Reafirmamos nossa determinação inabalável de estar ao lado da Índia, contribuindo para a expressão de sua soberania, para seus desafios estratégicos e para sua ambiciosa visão de futuro“, declarou Éric Trappier.

Pela Assessoria de Imprensa da Dassault Aviation

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias