
O presidente da Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia (DRDO), Samir Kamat, anunciou que o país planeja receber seu primeiro caça stealth de quinta geração, o Advanced Medium Combat Aircraft (AMCA), até 2035.
Em entrevista à agência de notícias ANI, Kamat destacou que o desenvolvimento de um novo avião geralmente leva de 10 a 15 anos, e que a Índia iniciou sua jornada neste projeto apenas em 2024. “Portanto, levará cerca de dez anos”, afirmou ele, enfatizando o compromisso da organização em entregar a aeronave até 2035.
Kamat também mencionou que a Índia pretende iniciar um programa para desenvolver um motor, denominado AERO, em colaboração com um fabricante estrangeiro.
“A tecnologia do motor AERO é muito complexa, mas aprendemos muito com o Kaveri. O Kaveri era um motor de quarta geração, e a tecnologia atual de motores avançou para a sexta geração, então queremos trabalhar com um fabricante estrangeiro para reduzir riscos e encurtar o tempo de desenvolvimento. Esperamos ter boas notícias sobre isso nos próximos meses”, acrescentou.
Além disso, foi relatado que, nos próximos cinco anos, está previsto construir até cinco protótipos do caça de quinta geração AMCA, que contará com elementos de stealth.
A produção em série de mais de 200 aeronaves AMCA será realizada nas instalações da empresa estatal HAL, em colaboração com empresas privadas. Representantes do Comando da Força Aérea anteriormente afirmaram que os fabricantes de aeronaves indianos conseguiram acelerar o trabalho em seus próprios aviões stealth, contando com tecnologias exclusivas da Rússia.