Um influenciador digital publicou nas redes sociais uma denúncia de que não conseguiu embarcar em um voo da LATAM com seu cachorro, após supostamente ter sido autorizado.

A denúncia foi feita por Bruno Couto, conhecido pela conta no Twitter com nome “Muito Humilde”, que fala sobre futebol e diversos assuntos e tem hoje mais de 250 mil seguidores, incluindo a equipe de mídia do Presidente Lula.
Segundo ele contou em vídeo e mostrou nas suas conversas de WhatsApp, ele tinha entrado em contato com a LATAM e solicitado o transporte do seu cão da raça Golden Retriever.
Por ser um animal de grande porte, ele é levado no porão da aeronave, sendo que entre as companhias brasileiras, apenas a LATAM e a GOL fazem este transporte. Para isso, é necessário avisar a companhia aérea com antecedência para um planejamento de espaço.
O serviço, que é chamado de AVIH pela IATA, é cobrado, porém, a LATAM só faz esta cobrança no próprio aeroporto, após conferir o estado de saúde do animal e as condições da gaiola de transporte, não havendo, portanto, uma autorização antecipada, como disse o influenciador na resposta a um usuário da rede.
Bruno informa que, ao chegar no Aeroporto de Confins com toda a documentação exigida e esperar por horas, o seu cachorro teve o embarque negado “sem explicação clara do motivo, mesmo após o atendente da companhia ter confirmado a solicitação dele”.
Pessoas próximas da operação informaram ao AEROIN que a prática de aceitação apenas no aeroporto é regra da LATAM e que ela existe por questão de planejamento de espaço no porão da aeronave, podendo ser negado (mesmo próximo do voo) o embarque por não ter espaço para o animal junto das bagagens e malas.
Hoje pela manhã Bruno, informou que a LATAM entrou em contato com ele e disse que resolverá o problema. Ele, no entanto, não ofereceu uma evidência dessa conversa com a empresa.
Vale destacar que, apesar da situação, o influenciador tem sido criticado nas redes sociais por não se limitar a criticar a LATAM, expondo a imagem e o nome do funcionário no aeroporto, que apenas estava fazendo seu trabalho e seguindo as diretrizes da empresa aérea.
Entramos em contato com a companhia aérea para entender melhor o assunto. A empresa preferiu não comentar e se limitou a dizer que “está em contato com o cliente para esclarecer a situação”.
Lamentável o que aconteceu hoje no guichê da Latam no aeroporto de Confins
— O Bon Vivant MuitoHumilde (@muitohumildee) November 2, 2023
IMPEDIRAM meu cachorro de embarcar sem justificativa nenhuma. Só disseram que não constava o ok no sistema
Sem mais nem menos
E no atendimento on-line confirmaram que eu poderia levá-lo sem problema pic.twitter.com/VbFjrkeNHc
Pedi um papel assinado pelo gerente da Latam de que ele estava impedindo meu cachorro de viajar e o motivo
— O Bon Vivant MuitoHumilde (@muitohumildee) November 3, 2023
Obs: eles não tinham um motivo, só falaram que não constava o ok no sistema
Ele se recusou a fazer isso. Então gravei e ele saiu CORRENDO pic.twitter.com/KaAUQalPiK
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.