
Membros da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) visitaram, nesta quarta-feira (19), a sede do município de Canaã dos Carajás, no Pará. A visita contou com a presença do diretor de Operações e Serviços Técnicos, Eduardo Gonzaga, e do superintendente de Engenharia, Adelcio Guimarães.
Eles realizaram um sobrevoo na área destinada à construção do aeroporto e participaram de uma reunião istrativa com a prefeita Josemira Gadelha; a secretária de Planejamento, Barbara Andrade; os secretários de Governo e Meio Ambiente, Adam Carlos Amorim e Marcos Vinícius Nascimento; e o engenheiro Eugênio Gadelha, esposo da prefeita.
A visita da Infraero representa mais um avanço nesta etapa do projeto de construção do aeroporto. Segundo Eduardo Gonzaga, o empreendimento será um vetor de desenvolvimento para o município. “O terreno está bem localizado e em condições muito boas, sem nenhum impeditivo físico, ou seja, sem obstáculos que possam comprometer a construção”, afirmou.
Na última semana, a prefeita Josemira Gadelha assinou o protocolo oficial do convênio de delegação com a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), que concede à Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás o direito de construir e gerenciar um aeroporto. O documento foi firmado junto ao coordenador-geral de Outorgas e Patrimônio, Jonh Weber Rocha. O objetivo é construir um aeroporto para voos domésticos e internacionais, que também funcionará como terminal de cargas.
O município também enviou à SAC a documentação necessária para o desenvolvimento do projeto aeroportuário. A área disponível para a construção do aeroporto foi desapropriada em dezembro de 2024 e está localizada entre a Transcarajás e a VE-3, na zona rural. A estimativa é de que, após a conclusão das obras, o local abrigue o maior aeroporto do sul e sudeste do Pará, atendendo aproximadamente 1 milhão de habitantes em toda a região.
Ainda na agenda, o governo se reuniu com o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, para tratar de assuntos istrativos da obra. “Nossa diretoria e corpo técnico estão à disposição para fazer parte da solução, otimizar os recursos no menor tempo possível, transformar o sonho em realidade e atender a região. Esse é o nosso compromisso com Canaã, com o Pará e com todo o Brasil”, afirmou Barzellay.
Histórico
O planejamento do aeroporto municipal teve início em março de 2021, quando o governo municipal promoveu um encontro online com o consultor de negócios da Infraero, Eduardo Rizzotto, e o coordenador de Novos Negócios, Michael Noleto. Em outubro de 2021, uma comitiva esteve na sede da Infraero, em Brasília, onde foi apresentada uma proposta de desenvolvimento do aeroporto.
Em julho de 2022, foi assinada a ordem para a realização do estudo de viabilidade da obra, com a presença do superintendente de Engenharia da Infraero, Bruno Velloso. Já em outubro de 2022, a gestão promoveu um encontro no município para discutir a elaboração do plano de construção do aeroporto. Além da Infraero, representantes de companhias aéreas, como Azul e GOL, empresários locais e membros da sociedade civil acompanharam de perto os próximos os do projeto.
Em outubro de 2024, foi sancionada a lei que autoriza a desapropriação da área destinada à construção do aeroporto, localizada na VE-3.
Leia mais: