
Nesta semana, o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, recebeu uma comitiva da cidade de Santo Ângelo, para tratar sobre o Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, principalmente a compra do PAPI (Precision Approach Path Indicator), sigla em inglês para Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, sistema de ajuda no momento do pouto das aeronaves.
Sem o PAPI no Aeroporto de Santo Ângelo, os pilotos da Gol Linhas Aéreas estão tendo dificuldades em pousar em voos vindos de Guarulhos à noite. Nas últimas duas semanas, três voos tiveram que arremeter, não conseguindo pousar por falta de segurança.
Segundo o governador Ranolfo Vieira Júnior, até 20 de dezembro todo o processo de compra, do edital até a homologação, será concluído. No entanto, a instalação do Papi, está mais próxima de ocorrer no terminal, antes mesmo da licitação que o governo do Estado está fazendo para a sua compra.
Nesta quinta-feira, a Infraero confirmou que possui o equipamento para locação e imediatamente o Estado já manifestou interesse. A informação foi reada ao deputado estadual Eduardo Loureiro pelo próprio governador.
“O governo do Estado, por meio do Departamento Aeroportuário, acredita que em uma semana consegue fazer todo o trâmite para locar o Papi”, acrescenta o parlamentar. A Infraero deve levar até três dias para trazer e instalar o equipamento, que depois precisa ar por uma inspeção final, a ser realizada pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta).
Informações da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Leia mais: