
A Agência de Segurança Aérea da União Europeia (EASA) informou que nesta semana o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT) aceitou um pedido de certificação de tipo para uma aeronave em desenvolvimento da alemã Volocopter.
Este é o terceiro pedido de certificação de tipo para um eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem na vertical) no Japão e o primeiro para um fabricante europeu, marcando o início da cooperação entre o MLIT e a EASA no domínio da certificação destes novos conceitos de mobilidade aérea.
Como parte do processo, a Agência de Aviação Civil do Japão (JCAB) se juntará à EASA em um processo de certificação simultâneo e prosseguirá com as atividades relevantes relacionadas à compatibilidade de segurança e aeronavegabilidade da aeronave de acordo com os regulamentos existentes.
A Volocopter, localizada em Bruchsal, Alemanha, está atualmente ando por um processo de certificação de tipo de sua aeronave VoloCity pela EASA, com o objetivo de mostrar a conformidade do tipo com os últimos regulamentos SC-VTOL da EASA. Esses regulamentos avançados e seus Meios de Conformidade (MoC) complementares estão sendo usados atualmente pela EASA na certificação de várias aeronaves eVTOL.