window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Inspeção em voo do GEIV avalia sistemas de navegação de seis aeroportos paraguaios

Imagem: DECEA

O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) realizou, no período de 31 de março a 10 de abril, a inspeção dos auxílios de navegação aérea e procedimentos por instrumentos nos principais aeroportos do Paraguai.

A missão faz parte de um Acordo de Cooperação Mútua entre Brasil e Paraguai, estabelecido entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC).

A inspeção foi dividida em duas etapas e realizada por duas tripulações, compostas por pilotos-inspetores (PI), pilotos operacionais de inspeção em voo (1P), operadores de sistema de inspeção em voo (OSIV), operadores de sistema de posicionamento de aeronave (OSPA) e mecânicos de voo (MEC).

Na semana de 31 de março a 4 de abril, os militares fiscalizaram os procedimentos e equipamentos de navegação aérea dos aeroportos Silvio Pettirossi, em Assunção; Dr. Luis Maria Argaña, em Mariscal Estigarribia; e Tenente-Coronel Carmelo Peralta, em Concepción. Já no período de 7 a 10 de abril, foi a vez dos aeroportos Tenente Ramon Amin Ayub Gonzalez, em Encarnación; Dr. Augusto Roberto Fuster, na cidade de Pedro Juan Caballero; e Guarani, na Ciudad del Este, serem inspecionados pelo GEIV.

No total, foram realizadas 22 horas de voo de inspeção nos auxílios, como o Sistema de Pouso por Instrumento (ILS), Radiofarol Omnidirecional (VOR), Radiofarol Não Direcional (NDB), Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão (PAPI) e procedimentos de navegação aérea de aproximação e decolagem.

A inspeção em voo dos auxílios paraguaios reforça os laços de cooperação e amizade com o Brasil e a ajuda mútua entre os países sul-americanos. No segundo semestre, estão previstas outras aferições com o objetivo de garantir a segurança do transporte aéreo”, explicou o Comandante do GEIV, Major Aviador Rodrigo Pereira Drumond.

O Capitão Aviador Vinicius André Lima Neri fez um balanço da missão: “As tripulações do GEIV são especializadas e comprometidas com o cumprimento da missão. Apesar das condições meteorológicas serem bastante dinâmicas nessa época do ano, foi possível finalizar a inspeção com êxito. É uma honra e enorme satisfação contribuir diretamente para a confiabilidade desses auxílios”, declarou o oficial.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias