
A istração Nacional Aeronáutica e Espacial dos Estados Unidos (NASA) informa hoje, 11 de abril, que foi completada a instalação final da empenagem inferior, mais conhecida como montagem de cauda, da aeronave supersônica X-59.
As fotos que ilustram esta matéria e o vídeo apresentado a seguir, disponibilizados pela NASA, foram registrados na Lockheed Martin Skunk Works, em Palmdale, Califórnia:


De acordo com a agência estadunidense, essa instalação permite que a equipe continue com a instalação da fiação e as verificações finais dos sistemas na aeronave, enquanto se prepara para os testes integrados de solo, que incluirão funcionamento do motor e testes de taxiamento.
A aeronave X-59 foi projetada para demonstrar a capacidade de voar em regime supersônico, mas reduzindo o alto estrondo sônico a apenas um baque sônico suave. Esta aeronave é a peça central da missão Quesst (Quiet SuperSonic Technology, Tecnologia SuperSônica Silenciosa) da NASA.
A missão Quesst tem dois objetivos:
1) projetar e construir a aeronave de pesquisa X-59 da NASA com tecnologia que reduz o estrondo sônico a um baque suave para as pessoas no solo; e
2) voar o X-59 sobre várias comunidades dos EUA para coletar dados sobre as respostas humanas ao som gerado durante o voo supersônico e entregar esse conjunto de dados aos reguladores dos EUA e internacionais.
