window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Instituto de Cartografia Aeronáutica completa 42 anos com foco em inovação e excelência na navegação aérea brasileira

Imagem: DECEA

O Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), organização militar subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), completou 42 anos de existência no último sábado (10). Desde sua criação, a Unidade vem evoluindo e contribuindo para a segurança da navegação aérea no Brasil, com foco na gestão da geoinformação aeronáutica.

Com a missão de gerenciar a informação aeronáutica, por meio da elaboração de procedimentos de navegação aérea, da cartografia aeronáutica e da concepção do espaço aéreo brasileiro, o ICA conta com mais de 200 profissionais, entre militares e civis, que prestam à sociedade um serviço de extrema qualidade e relevância para o país.

Realizamos atividades multidisciplinares que envolvem a confecção de cartas de navegação aérea para voos visuais e por instrumentos; a coleta e apresentação de dados cartográficos; a validação de Planos Básicos de Zona de Proteção de Aeródromos, Helipontos e Auxílios à Navegação Aérea em todo o território nacional; além da confecção e divulgação de NOTAMs, que são mensagens aos aeronavegantes com informações sobre alterações e/ou restrições temporárias que possam impactar as operações aéreas”, explicou o Diretor da Unidade, Coronel Aviador Devilan Dutra Paulon Júnior.

Inovação e comprometimento marcam a qualidade dos serviços prestados pelo ICA. Seja na confecção de cartas aeronáuticas com modernos softwares, na redução da emissão de carbono e na atenuação de ruídos, ou mesmo na implantação de um sistema de gerenciamento de aeródromos (SYSAGA), a Unidade segue acompanhando as evoluções tecnológicas, ciente de sua importância para o cenário da aviação mundial.

Este ano de 2025 marca a visão de futuro do ICA no que diz respeito a se tornar uma referência global no gerenciamento dos serviços de geoinformação aeronáutica, reconhecida pela inovação, sustentabilidade e excelência na produção de cartas, procedimentos de navegação aérea e concepção do espaço aéreo brasileiro”, finalizou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias