
As caixas pretas do avião Bombardier CRJ-700 da American Eagle, que caiu em Washington após colidir com um helicóptero, foram encontrada no final da noite de quinta-feira, 30 de janeiro de 2025. A informação foi divulgada pela NTSB em seu Twitter oficial.
O gravador de dados e de voz já está sendo analisado no laboratório do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB), localizado a quatro quilômetros do local do acidente, o Rio Potomac, próximo ao Aeroporto Ronald Reagan National.
O resgate da caixa preta foi possível após equipes de mergulhadores conseguirem ar a fuselagem da aeronave, que estava submersa no Rio Potomac. Apesar do impacto da colisão, os gravadores estavam aparentemente intactos, o que deve facilitar a recuperação dos dados cruciais para entender as circunstâncias do acidente.

O voo AA-5342 colidiu com um helicóptero Sikorsky VH-60M Black Hawk do Exército Americano enquanto se aproximava para pouso no Aeroporto Ronald Reagan, em Washington D.C. A bordo do jato estavam 64 pessoas, e outras três estavam no helicóptero. Todas as 67 vítimas faleceram no acidente, ocorrido na noite de quarta-feira, 29 de janeiro.
A NTSB informou que as análises preliminares da caixa preta devem levar algumas semanas, mas os primeiros detalhes poderão ser divulgados no relatório inicial, previsto para ser publicado até o início de março. Ainda não há um número exato de corpos resgatados do Rio Potomac, que continua parcialmente congelado devido às baixas temperaturas do inverno norte-americano.
NTSB investigators recovered the cockpit voice recorder and flight data recorder from the Bombardier CRJ700 airplane involved in yesterday’s mid-air collision at DCA. The recorders are at the NTSB labs for evaluation. pic.twitter.com/IHypR0Jh76
— NTSB Newsroom (@NTSB_Newsroom) January 31, 2025