
O governo do Irã inaugurou oficialmente hoje (06) o seu primeiro navio porta-helicópteros e porta-drones operacional.
Batizado de Shahid Bahman Bagheri (C110), a embarcação é um navio cargueiro comercial (possivelmente um porta-contêineres) adaptado com um deck plano e uma rampa na sua proa, permitindo operações de helicópteros e de drones de asa fixa.
A embarcação também foi modificada para ter pequenos elevadores, que permitem que os drones sejam armazenados no deck inferior, ao estilo dos porta-aviões tradicionais. Nas imagens divulgadas, é possível ver a operação de helicópteros de fabricação americana Bell JetRanger e Huey, além do russo Mil Mi-8 Hip.

Na parte das filmagens que destacam os drones, é mostrada uma decolagem com o Qaher-313, que inicialmente foi concebido como o primeiro avião de caça de 5ª geração fabricado no Irã, mas que nunca chegou a decolar e seu projeto foi transformado num drone, em escala reduzida, mas ainda usando motores à jato.
Também é mostrado o pouso e decolagem do drone a hélice do modelo Qods Mohajer-6, o mesmo que foi vendido para a Rússia e é utilizado na invasão da Ucrânia.
Iran’s Islamic Revolutionary Guard Corps (IRGC) has taken delivery of the country’s first drone carrier, Shahid Bahman Bagheri, on Thursday. Shahid B. Bagheri, a former container ship, is equipped with a 180-meter (590-ft) runway and launch drones such as the Qaher and Mohajer-6. pic.twitter.com/0vp4gsxaG2
— Çağatay Cebe (@Mucagcebe) February 6, 2025
⚡️BREAKING
— Iran Observer (@IranObserver0) February 6, 2025
Iran unveiled its first Drone Carrier
The Shahid Bagheri aircraft carrier can launch UAVs, missile speedboats and helicopters
2 F-313 jet-powered stealth UAV prototypes are part of the arsenal of this Drone Carrier which is still under development pic.twitter.com/XTJfkcRV9y