
O deputado Thiago Abrahim (União Brasil) anunciou nesta quinta-feira (22) que o município de Itacoatiara vai receber mais de R$ 100 milhões em investimentos para a modernização do Aeroporto Mariano Arico Barros. O anúncio foi feito durante uma reunião com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em Brasília.
“A modernização e ampliação do Aeroporto de Itacoatiara será essencial para impulsionar a retomada da aviação comercial na região, proporcionando melhores condições operacionais, mais segurança e conectividade, além de fomentar o desenvolvimento econômico local”, afirmou o deputado.
O Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais (Ampliar) tem como objetivo atrair recursos da iniciativa privada para modernizar e expandir aeroportos em áreas estratégicas com baixa conectividade aérea.
A iniciativa busca impulsionar o desenvolvimento regional e fortalecer a integração nacional. Em sua primeira fase, o programa contempla 50 aeroportos localizados na Amazônia Legal e no Nordeste, com investimentos previstos superiores a R$ 3 bilhões.
“Os recursos são provenientes do Programa Ampliar, do governo federal, fruto de uma articulação conjunta com o prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, e o deputado federal Adail Filho. A parceria entre os poderes municipal, estadual e federal foi essencial para alcançarmos este resultado”, destacou Thiago Abrahim.
O ministro Silvio Costa Filho ressaltou que o principal objetivo do Programa Ampliar é fortalecer a aviação regional. “Nossa meta é modernizar 100 aeroportos nos próximos cinco anos, promovendo a integração nacional e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico em diversas regiões do país”, disse.
Para o prefeito Mário Abrahim, a modernização do aeroporto representa um avanço significativo para o município. “Este investimento trará desenvolvimento econômico, geração de empregos e melhoria na qualidade de vida do povo de Itacoatiara”, declarou.
O deputado Adail Filho acrescentou que “as demandas locais de infraestrutura portuária e aeroportuária reforçam a urgência de investimentos que atendam às necessidades reais dos municípios. O interior precisa ser ouvido”, concluiu.
Leia mais: