Início Empresas Aéreas

Imagem ilustrativa

Quando o processo de aduana e inspeção da ANAC estiver concluído, o ATR 72 será incorporado na malha da empresa aérea com a matrícula brasileira PR-YXB (msn 1667).

No momento em que esta matéria foi escrita, a aeronave estava em voo de Natal para Belo Horizonte-Confins. Enquanto estiver no céu, o avião pode ser acompanhado neste link, da plataforma Radarbox. Este é o terceiro avião da companhia com esta nova motorização.

O motor PW127XT estará presente em todos os futuros modelos ATR 42 e 72. Segundo a Pratt & Whitney, este novo motor permite uma redução de até 20% nos custos de manutenção e 3% no consumo de combustível em relação ao seu antecessor, o PW127M. O motor emite 45% menos CO2 do que jatos regionais de porte semelhante ao turboélice ATR.

Em novembro de 2022, a ATR entregou a primeira aeronave ATR 72-600 com o novo motor para a Air Corsica. A Azul já tem dois aviões com essa motorização (matrículas PR-YXA e PR-YXT). Além disso, a ATR pretende obter a certificação necessária para que os modelos ATR 42 e 72 possam operar comercialmente com 100% SAF (combustível de aviação sustentável) dentro de dois anos.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.