
A Japan Airlines prevê que sofrerá danos no valor de quase 100 milhões de euros devido à colisão de dois aviões ocorrida no início desta semana no aeroporto de Haneda, em Tóquio. O acidente envolveu um Airbus A350 da Japan Airlines e um turboélice da Guarda Costeira, que ficaram completamente destruídos.
O avião A350, com dois anos de idade, estava segurado. No entanto, a companhia aérea anunciou na quinta-feira que espera um prejuízo de 15 bilhões de ienes, o equivalente a cerca de 100 milhões de euros.
Este é o primeiro incidente envolvendo um avião Airbus A350. Os destroços dos aviões ainda estavam espalhados na pista na quinta-feira. Desde o acidente, centenas de voos de e para Haneda foram cancelados ou sofreram grandes atrasos.
A colisão ocorreu em 2 de janeiro, quando a aeronave da Japan Airlines colidiu com uma aeronave da Guarda Costeira. Todos os 379 ageiros e tripulantes a bordo do Airbus sobreviveram ao acidente, no entanto, cinco dos seis ocupantes da aeronave da Guarda Costeira faleceram. As investigações sobre as circunstâncias do acidente ainda estão em andamento.