window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Japan Airlines sofre ataque cibernético, resultando em atrasos e cancelamentos de voos

Imagem: SuFlyer / CC0, via Wikimedia Commons

Um incidente cibernético interrompeu as operações da Japan Airlines (JAL) nesta quinta-feira (26), afetando voos domésticos e internacionais e causando confusão entre os ageiros de diversos aeroportos do Japão.

De acordo com o Aviacionline, a companhia aérea informou que mais de 60 voos, incluindo 11 internacionais, sofreram atrasos de pelo menos meia hora, enquanto dois voos domésticos foram cancelados.

Segundo a Japan Airlines, o problema originou-se de uma falha no equipamento de rede que conecta seus sistemas internos e externos, o qual parou de funcionar devido a uma quantidade incomum de dados recebidos.

Inicialmente, a companhia descreveu o incidente como um “ataque cibernético“, mas depois ajustou a terminologia para “falha no sistema de equipamento de rede” a fim de reduzir a ansiedade dos ageiros.

A situação se estabilizou a partir das 14h de quinta-feira, quando a JAL retomou a venda de agens para voos nacionais e internacionais após suspendê-las temporariamente.

Um porta-voz da companhia confirmou ao The Japan Times que as operações de voo não comprometeram a segurança em nenhum momento, embora o sistema automatizado de check-in de bagagem também tenha falhado, obrigando a instalação de postos de atendimento manuais para os ageiros.

O professor Motohiro Tsuchiya, especialista em cibersegurança da Universidade Keio, disse ao The Japan Times que o incidente pode ter sido um ataque de negação de serviço (DDoS), projetado para sobrecarregar os servidores com tráfego e bloquear o seu funcionamento. “Poderia ser simplesmente uma tentativa de sabotagem ou, mais sinistramente, de manipulação do preço das ações da JAL“, acrescentou Tsuchiya.

Por sua vez, o governo japonês, através do Chefe de Gabinete Yoshimasa Hayashi, instou a JAL a priorizar a restauração completa dos sistemas e a cuidar adequadamente dos ageiros afetados, muitos dos quais estão em plena temporada de viagens. No entanto, a companhia indicou que pode levar algumas horas até que os horários dos voos sejam totalmente normalizados.

As ações da Japan Airlines fecharam com uma leve queda de 0,2%, ficando em 2.466 ienes (aproximadamente US$ 15,69), após registrar uma queda de até 2,5% durante o dia, segundo dados do The Wall Street Journal.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Após decolar de Guarulhos, o gigante Airbus A380 fica rodando por...

0
O A380 foi mantido por 50 minutos no procedimento, até que os pilotos o direcionassem de volta para pouso no Aeroporto de Guarulhos.